Comissão Permanente de Avaliação
O que é
A Comissão Permanente de Avaliação-CPA, é um órgão de representação acadêmica e social, isto é, a equipe conta com representantes de cinco (5) segmentos, a saber: professores, funcionários, estudantes, mantenedora e sociedade civil. A participação dos integrantes da equipe da CPA é voluntária. E, observando o Art. 11, inciso II, da Lei 10.861 (SINAES), terá “atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes” na Faculdade Luterana Concórdia.
A CPA atuará em articulação com os processos de planejamento do Plano de Desenvolvimento Institucional – (PDI) da Faculdade Luterana Concórdia, visando estabelecer uma cultura de avaliação, planejamento e desenvolvimento institucional. Neste tocante, o alinhamento dos processos de avaliações com as metas do PDI, favorecerá a realização das avaliações na instituição, com maior qualificação e permanente interface, em consonância entre a avaliação e o planejamento institucional.
Composição
- Leonidio Schulz Görl (representando o corpo docente)
- Aline Lenz Souza (representando o corpo técnico administrativo)
- Reverendo Airton Scheunemann Schroeder (representando a mantenedora)
- Cosme Luiz Chinazzo (representando a comunidade local)
- Herick Goese Schellmann (representando o corpo discente da Faculdade)
Relatórios
Plano de Melhorias
Objetivos
- Coordenar os processos internos de avaliação institucional, em consonância com as diretrizes da legislação pertinente e diretrizes da instituição;
- Definir e aplicar indicadores avaliativos, contemplando as 10 dimensões estabelecidas no art. 3º, da Lei 10.861, do SINAES;
- Elaborar os objetivos, a metodologia, os recursos e o calendário de ações dos processos de avaliação institucional;
- Conduzir o planejamento e organização das atividades de avaliação no que se refere à sensibilização da comunidade, o desenvolvimento das ações avaliativas e à consolidação dos resultados;
- Coletar, organizar e tabular as informações resultantes dos processos de avaliação e a devida divulgação desses resultados;
- Analisar os resultados da avaliação, destacando aspectos positivos e fragilidades, com o intuito de zelar pelas ações propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional;
- Articular os setores da instituição, divulgando relatórios e recomendações resultantes das avaliações realizadas em prol da qualidade dos processos acadêmicos;
- Analisar e acompanhar as ações decorrentes dos resultados da avaliação institucional nos diferentes setores de gestão da instituição;
- Estabelecer calendário de reuniões sistemáticas para acompanhar o desenvolvimento do processo avaliativo;
- Prestar informações ao INEP de acordo com as solicitações e a legislação vigente;
- Zelar pelo caráter de neutralidade em relação aos setores da instituição;
- Propiciar reflexões sobre os resultados junto à comunidade acadêmica, incentivando o desenvolvimento da cultura de auto avaliação institucional;
- Organizar e realizar seminários de avaliação da instituição e outros eventos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas pelo SINAES;
- Manter seu planejamento e ações alinhados ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
Contato
cpa@faculdadeluteranaconcordia.com.br